Como criar uma identidade visual do zero.
- deborapedroso

- 19 de jul.
- 2 min de leitura
Se você está prestes a abrir uma nova empresa, deve ter buscado por isso: como criar uma identidade visual do zero.
E eu, como publicitária e gestora de uma agência de branding e criação de conteúdo, vou te dar algumas dicas do que fazer para iniciar o processo de criação da identidade visual da sua empresa — e, ainda mais importante, te orientar sobre o que NÃO fazer.
Primeiro passo: Conheça seu público-alvo. Entenda quais são seus anseios, necessidades e desejos.
Segundo passo: Se pergunte: como eu gostaria que minha empresa fosse vista ou lembrada? Isso vai te dar um norte sobre o caminho a seguir.
Terceiro passo: Crie um painel de referências com elementos que te ajudem a visualizar esse norte. Nele, inclua paleta de cores, formas, ícones e fontes tipográficas.
Quarto passo: Desenvolva o ícone da sua marca.
Quinto passo: Teste as formas de aplicação.
Sexto e último passo: Monte um manual para que, quem quer que vá usar sua marca, saiba como aplicá-la corretamente.
Parece mais difícil do que você imaginava, não é?
É por isso que é essencial buscar ajuda profissional.
Maas… antes de fazer isso, vou te dizer o que NÃO fazer. Afinal, já diz o ditado: quem avisa, amigo é!
Primeiro: Não copie uma logo do Pinterest ou use logos prontas do Canva ou de qualquer outro banco de imagens e vetores. Afinal, pode ter certeza que isso não foi só ideia sua. Em algum momento, você vai se deparar com uma marca muito semelhante — quiçá, idêntica à sua!
Segundo: Não contrate um designer gráfico sem antes ver seu portfólio. E, se for muito barato, pode desconfiar. Um processo criativo, como vimos anteriormente, envolve muitos passos e tempo. Logo, se foi rápido e barato, pode ter certeza: não foi criado, foi redesenhado — isto é, copiado de algum lugar.
Terceiro: Não deixe para a última hora! Ao começar a planejar sua nova empresa, o ideal é já buscar ajuda profissional. Quanto mais tempo de pesquisa, melhor o resultado.
Quarto e último: Não “sufoque o artista”. Se você contratou uma boa agência, deixe-os livres para criar. Afinal, você está pagando por isso!
Aqui na Comunica Brand, o processo de criação de identidade visual é baseado em pesquisa. Nada é por acaso. Nenhuma ideia surge do nada. Tudo envolve pesquisa!
Tudo começa com um briefing aprofundado, que busca entender quem é o dono da empresa, o que ela representa, seus objetivos, público-alvo, concorrentes… Além disso, é feito um diagnóstico de posicionamento, definição de arquétipos, identidade imagética, voz e tom de voz da marca.
A partir disso, cada elemento da identidade visual — cores, formas, fontes e ícones — é escolhido de forma estratégica para comunicar a essência da marca e posicioná-la de maneira especial na mente do consumidor.
Tudo é escolhido intencionalmente!
Quer uma identidade visual autêntica e coerente com os ideais da sua empresa?Entre em contato conosco e vamos, juntos, criar uma marca inconfundível!


Comentários